quinta-feira, 25 de abril de 2013

Depoimento de leitura

As experiências de leitura mais significativas dizem respeito, aos meus primeiros anos escolares. Lembro-me que tinha muita curiosidade em saber o significado das palavras e imaginava o que elas poderiam ser. Meus pais não tiveram tanta oportunidade de estudar, são do interior da Bahia. Chegaram a São Paulo, apenas com um pensamento na cabeça - “progredir na vida e dar estudo para os filhos". Anos depois, eles conseguiram os dois, (ao menos o bastante, para se sentirem satisfeitos).

Quando criança, meu pai me comprava gibis, eu ainda não sabia ler, mas tentava adivinhar o que havia nos balões dos personagens e contava a história para ele. Como de costume ele se divertia com tanta imaginação e dizia para eu não me preocupasse, pois logo eu iria saber o que tinham naqueles balões. Quando entrei na 1ª série, conheci o caminho para leitura, uma livro chamado "caminho suave". Minha professora era tão doce e suave, como sugere o nome do livro, porém severa, quando o assunto era garantir que todos nos lêssemos e muito bem. Ela nos ensinava letra por letra, a família das letras , silabas e finalmente as palavras. Tão logo, comecei a entender o mecanismo, não parava mais de ler e lia "TUDO" que aparecia na minha frente.

Ao andar de ônibus ou de carro passava o tempo todo olhando os outdoors, placas de lojas, nome de ruas, placas de carro. Ficava feliz em ler tanta coisa e precisa ser rapida, porque passava logo. Dia a dia, me sentia mais eficiente na leitura, não só eu, mas toda a sala. A professora orgulhosa da sua turma continuava a trazer livros e lia para nós todos os dias, e tomava nossa leitura também. Ela contava histórias se utilizando de fantoches e no final apresentava o livro dizendo que havia ainda muito mais a ser lido ali. Guardo na memória estas lembranças e acredito que pelo prazer proporcionado pelas aulas, tive a vontade de me tornar professora. Ainda bem!

Abraços

Tânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário